ATIVIDADES DO MÊS DE MAIO
PROGRAMA: “NOVO MAIS EDUCAÇÃO”
Oficina: Teatro (Facilitador- Murilo Antonio dos Santos)
02/05 – Dinâmica do há
03/05 – Dinâmica levantamento em duplas
04/05 – A dança das cadeiras
05/05 – Poema a voz de minha mãe
08/05 – Dinâmica das seis palavras
09/05 – Dinâmica do Cabral, contando uma história
10/05 – Dinâmica do aeroporto e torre de comando
11/05 - Dinâmica dos pés amarrados
12/05 – Dinâmica da cadeira (corrida)
15/05 – Briga de galo (dinâmica)
16/05 – Dinâmica sorriso milionário
17/05 – Reconhecendo qualidades e defeitos do outro e de si mesmo
18/05 – Conto: A rainha das abelhas
19/05 – Encenando o conto A rainha das abelhas
22/05 – Recriando uma pintura
23/05 – Rádio novela, conhecendo, assistindo, produzindo
24/05 – Leitura do texto: A carona, interpretação e produção de conto
25/05 – Filme: O Auto da Compadecida
26/05 – Filme: Deu a louca na chapeuzinho
29/05 – Confecção de pulseiras Friendship bracelets
30/05 - Confecção de pulseiras Friendship bracelets. (Por:Murilo Antonio dos Santos)
Oficina: Matemática (Mediador- Nilza Bueno de Camargo Luz)
O referente trabalho enfoca nas habilidades nas quatro operações fundamentais, como está sendo desenvolvida na prática escolar e as relações que ela tem com o nosso dia a dia.
Mostrando a maneira mais eficaz que a professora possa seguir com o aluno, aprendendo as quatro operações na maneira mais dinâmica e mais prazerosa.
Observação - Foram trabalhados as quatro – operações básicas e situação, problemas, leitura e interpretação, desenvolvendo o raciocínio lógico dos alunos.
Serão elaborados jogos matemáticos no decorrer das aulas seguintes. (Por: Nilza Bueno de Camargo)
Oficina: Língua Portuguesa (Mediador- Daniele F. de Oliveira)
Mês de maio foi trabalhado com a turma B e C de maneiras iguais, focando na interpretação e leitura de textos.
Na gramática foi trabalhado sílabas átonas e tônicas, acentuação, paroxítonas, oxítonas e proparoxítonas.
Com a turma A, foi trabalhado a escrita cursiva, leitura e interpretação de textos curtos. (Por: Daniele F. de Oliveira)
Oficina: Língua Portuguesa (Facilitador- Murilo Antonio dos Santos)
Objetivo
Desenvolver nos alunos, de forma diferenciada e lúdica, habilidade necessárias, melhorando sua interpretação de textos e reescritas coerentes, bem como estimular atividades para melhorar o dia a dia no ambiente escolar.
Atividades desenvolvidas
03/05- Leitura gênero literário - Quadrinhos e interpretação.
05/05 - Leitura do roteiro de uma rádio novela e seus componentes.
10/05 - Conto- A carona
12/05 - Produção de texto de um conto
15/05 - Leitura e análise de uma notícia
17/05 - Produção de texto - Qualidades e defeitos
19/05 - Briga de galo- dinâmica com antônimos
24/05 - Atravesse o rio, jogo com instruções
29/05 - Filme: “O auto da compadecida – Regionalismo
31/05 - Questões sobre o filme: “O auto da compadecida”
Oficina: Leitura (Facilitador- Murilo Antonio dos Santos)
08/05 - Interpretando uma rádio novela
15/05 - Leitura e análise de uma notícia
22/05 - Você sane seguir regras, texto instrutivo
26/05 - Confecção pulseiras
Oficina: Leitura (Facilitador- Willlian Fernando Morato)
TURMA A |
TURMA A |
TURMA A |
NOTA |
Fábulas |
Crônicas |
Crônicas |
ÊXITO |
Cânticos de roda |
Folclore |
Folclore |
ÊXITO |
Trabalhos com letra |
Mitologia |
Ficção |
ÊXITO |
Nas oficinas realizamos leitura dos temas acima. A cada texto trabalhado foi produzido um documento de interpretação de texto com perguntas e relatório.
Eu (Willian Fernando) tenho arquivado em pasta plástica todas essas atividades juntamente com fotos digitais das atividades para eventual consulta.
Todos serão entregues no final do programa "novo mais educação" para a coordenação da escola Rosaria Januzzi junto com um caderno de aluno e do educador.
(Por: Willlian Fernando)
Oficina: Dança Professora- Alana Aliaga
As aulas acontecem duas vezes por semana, até o momento aconteceram somente aulas práticas, a partir do mês de junho começarão as aulas teóricas. O fato de iniciarmos as aulas pela parte pratica foi para despertar o interesse das crianças em participar das atividades.
PROGRAMA DO DIA DAS MÃES
No dia cinco de maio, em parceria com a escola Rosária Januzzi, participamos na realização de uma programação em homenagem ao dia das Mães.
Nosso coral cantou 2 músicas: “Eu amo você” e “Aos olhos do Pai”.
O Professor Murilo, que dá aulas de teatro para as crianças, ensaiou e apresentou no programa uma coreografia da música: “Única Incomparável” com as crianças do 2º ao 7º ano.
Na programação teve também a participação de um coral coordenado pela professora Inês e Trindade. O coral cantou a música: “Como é grande o meu amor por você”. Logo após o coral, as alunas Evelyn e Isabele (9º ano), recitaram um poema que emocionou a todas as mães.
E para finalizar, teve participação especial de solos de Balé Studio Lua Sete, coordenado pela professora Alana Aliaga.
BULLYNG
Fizemos uma discussão sobre o bullying, cada um deu o seu ponto de vista, falando se em algum momento sofreu ou praticou bullying. Com base nos comentários de cada um, criamos uma roda de conversas sobre o mal que isso traz para quem recebe esse tipo de pratica.
Após esse debate, passamos o filme: “Um Grito de Socorro”, que traz a história de um adolescente que é atormentado diariamente na escola por ser gordinho. Enquanto um grupo de colegas pratica bullying, outros tentam ajudá-lo, mas têm medo de enfrentar os valentões e sofrer represálias.
Um grito de socorro não é um filme feliz, mas ainda assim, é um filme importante de se ver. O tema que ele aborda é hoje um dos maiores problemas que a sociedade vem enfrentando, e talvez, se alguém que pratique bullying ver, possa entender que as vezes uma "brincadeira" pode se tornar uma completa tragédia.
Vale lembrarmos sempre que, as vezes, o que consideramos "brincadeira" pode estar ofendendo o outro, e que “zuar” alguém por ela ser diferente de você não é legal, muito menos ético.
" Eu gostaria que fizessem comigo, o que eu faço com os outros?"
Devemos nos perguntar sempre isso quando pensarmos em cometer Bullying.
Levar em conta que, assim como existem pessoas que sabem lidar com o preconceito e não ligam, existem as que se abalam fortemente com brincadeiras de mal gosto.
Não devemos ficar calados!
DIA 18 DE MAIO
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Nesse dia iríamos pela manhã distribuir folhetos e a tarde nosso coral iria cantar duas músicas. Porém devido a muita chuva, não pudemos ir, mas trabalhamos o assunto por aqui mesmo.
Passamos o vídeo: ”Campanha contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes”.
Depois de debatermos o assunto, passamos a música do projeto.
“Filha, o papai tem um assunto muito importante pra conversar com você.
Ahram, sobre o que papai ?
O seu corpo é um “tesourinho”, tão precioso você tem que guardar,
Se alguém tocar em você, você não pode esse segredo esconder. (2x)
Fale pra o papai, conte pra mamãe,
Fale com seu professor,
Se alguém tocou em você e você triste ficou,
Fale para alguém.
Não tenha medo, não guarde segredo, Conte pra alguém,
Não tenha medo, não guarde segredo.
Então você aprendeu filha ?
Sim, papai aprendi.”