2017 - ATIVIDADES REALIZADAS NO MÊS DE MAIO

29/06/2017 15:12

PROGRAMA: “NOVO MAIS EDUCAÇÃO”

 

Oficina: Teatro (Facilitador- Murilo Antonio dos Santos)

02/05 – Dinâmica do há

03/05 – Dinâmica levantamento em duplas

04/05 –  A dança das cadeiras

05/05 – Poema a voz de minha mãe

08/05 – Dinâmica das seis palavras

09/05 – Dinâmica do Cabral, contando uma história

10/05 – Dinâmica do aeroporto e torre de comando

11/05 -  Dinâmica dos pés amarrados

12/05 – Dinâmica da cadeira (corrida)

15/05 – Briga de galo (dinâmica)

16/05 – Dinâmica sorriso milionário

17/05 – Reconhecendo qualidades e defeitos do outro e de si mesmo

18/05 – Conto: A rainha das abelhas

19/05 – Encenando o conto A rainha das abelhas

22/05 – Recriando uma pintura

23/05 – Rádio novela, conhecendo, assistindo, produzindo

24/05 – Leitura do texto: A carona, interpretação e produção de conto

25/05 – Filme: O Auto da Compadecida

26/05 – Filme: Deu a louca na chapeuzinho

29/05 – Confecção de pulseiras Friendship bracelets

30/05 -  Confecção de pulseiras Friendship bracelets.

 Murilo Antonio dos Santos

 

Oficina: Matemática (Mediador- Nilza Bueno de Camargo Luz)

 

O referente trabalho enfoca nas habilidades nas quatro operações fundamentais, como está sendo desenvolvida na prática escolar e as relações que ela tem com o nosso dia a dia.

Mostrando a maneira mais eficaz que a professora possa seguir com o aluno, aprendendo as quatro operações na maneira mais dinâmica e mais prazerosa.

Observação - Foram trabalhados as quatro – operações básicas e situação, problemas, leitura e interpretação, desenvolvendo o raciocínio lógico dos alunos.

Serão elaborados jogos matemáticos no decorrer das aulas seguintes.

Nilza Bueno de Camargo

 

Oficina: Língua Portuguesa (Mediador- Daniele F. de Oliveira)

 

Mês de maio foi trabalhado com a turma B e C de maneiras iguais, focando na interpretação e leitura de textos.

Na gramática foi trabalhado sílabas átonas e tônicas, acentuação, paroxítonas, oxítonas e proparoxítonas.

Com a turma A, foi trabalhado a escrita cursiva, leitura e interpretação de textos curtos.

Daniele F. de Oliveira

 

Oficina: Língua Portuguesa (Facilitador- Murilo Antonio dos Santos)

Objetivo

Desenvolver nos alunos, de forma diferenciada e lúdica, habilidade necessárias, melhorando sua interpretação de textos e reescritas coerentes, bem como estimular atividades para melhorar o dia a dia no ambiente escolar.

 

Atividades desenvolvidas

03/05- Leitura gênero literário - Quadrinhos e interpretação.

05/05 - Leitura do roteiro de uma rádio novela e seus componentes.

10/05 - Conto- A carona

12/05 - Produção de texto de um conto

15/05 - Leitura e análise de uma notícia

17/05 - Produção de texto - Qualidades e defeitos

19/05 - Briga de galo- dinâmica com antônimos

24/05 - Atravesse o rio, jogo com instruções

29/05 - Filme: “O auto da compadecida – Regionalismo

31/05 - Questões sobre o filme: “O auto da compadecida”

 

Oficina: Leitura (Facilitador- Murilo Antonio dos Santos)

08/05 - Interpretando uma rádio novela

15/05 - Leitura e análise de uma notícia

22/05 - Você sane seguir regras, texto instrutivo

26/05 - Confecção pulseiras

 

Oficina: Leitura (Facilitador- Willlian Fernando Morato)

TURMA A

TURMA A

TURMA A

NOTA

Fábulas

Crônicas

Crônicas

ÊXITO

Cânticos de roda

Folclore

Folclore

ÊXITO

Trabalhos com letra

Mitologia

Ficção

ÊXITO

 Nas oficinas realizamos leitura dos temas acima. A cada texto trabalhado foi produzido um documento de interpretação de texto com perguntas e relatório.

Eu (Willian Fernando) tenho arquivado em pasta plástica todas essas atividades juntamente com fotos digitais das atividades para eventual consulta.

Todos serão entregues no final do programa "novo mais educação" para a coordenação da escola Rosaria Januzzi junto com um caderno de aluno e do educador.

Willlian Fernando

 

Oficina: Dança Professora- Alana Aliaga

As aulas acontecem duas vezes por semana, até o momento aconteceram somente aulas práticas, a partir do mês de junho começarão as aulas teóricas. O fato de iniciarmos as aulas pela parte pratica foi para despertar o interesse das crianças em participar das atividades.

 

PROGRAMA DO DIA DAS MÃES

No dia cinco de maio, em parceria com a escola Rosária Januzzi, participamos na realização de uma programação em homenagem ao dia das Mães.

Nosso coral cantou 2 músicas: “Eu amo você” e “Aos olhos do Pai”.

O Professor Murilo, que dá aulas de teatro para as crianças, ensaiou e apresentou no programa uma coreografia da música: “Única Incomparável” com as crianças do 2º ao 7º ano.

Na programação teve também a participação de um coral coordenado pela professora Inês e Trindade. O coral cantou a música: “Como é grande o meu amor por você”. Logo após o coral, as alunas Evelyn e Isabele (9º ano), recitaram um poema que emocionou a todas as mães.

E para finalizar, teve participação especial de solos de Balé Studio Lua Sete, coordenado pela professora Alana Aliaga.

 

BULLYNG

Fizemos uma discussão sobre o bullying, cada um deu o seu ponto de vista, falando se em algum momento sofreu ou praticou bullying. Com base nos comentários de cada um, criamos uma roda de conversas sobre o mal que isso traz para quem recebe esse tipo de pratica.

Após esse debate, passamos o filme: “Um Grito de Socorro”, que traz a história de um adolescente que é atormentado diariamente na escola por ser gordinho. Enquanto um grupo de colegas pratica bullying, outros tentam ajudá-lo, mas têm medo de enfrentar os valentões e sofrer represálias. 

Um grito de socorro não é um filme feliz, mas ainda assim, é um filme importante de se ver. O tema que ele aborda é hoje um dos maiores problemas que a sociedade vem enfrentando, e talvez, se alguém que pratique bullying ver, possa entender que as vezes uma "brincadeira" pode se tornar uma completa tragédia.

Vale lembrarmos sempre que, as vezes, o que consideramos                "brincadeira" pode estar ofendendo o outro, e que “zuar” alguém por ela ser diferente de você não é legal, muito menos ético.
 

" Eu gostaria que fizessem comigo, o que eu faço com os outros?" 

Devemos nos perguntar sempre isso quando pensarmos em cometer Bullying.

Levar em conta que, assim como existem pessoas que sabem lidar com o preconceito e não ligam, existem as que se abalam fortemente com brincadeiras de mal gosto.

Não devemos ficar calados!

 

DIA 18 DE MAIO

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Nesse dia iríamos pela manhã distribuir folhetos e a tarde nosso coral iria cantar duas músicas. Porém devido a muita chuva, não pudemos ir, mas trabalhamos o assunto por aqui mesmo.

Passamos o vídeo: ”Campanha contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes”.

Depois de debatermos o assunto, passamos a música do projeto.

 

 “Filha, o papai tem um assunto muito importante pra conversar com você.
Ahram, sobre o que papai ?

O seu corpo é um “tesourinho”, tão precioso você tem que guardar,

Se alguém tocar em você, você não pode esse segredo esconder. (2x)

Fale pra o papai, conte pra mamãe,
Fale com seu professor,
Se alguém tocou em você e você triste ficou,
Fale para alguém.
Não tenha medo, não guarde segredo, Conte pra alguém, 
Não tenha medo, não guarde segredo.
Então você aprendeu filha ?
Sim, papai aprendi.”