2016 - ATIVIDADES REALIZADAS NO MÊS DE AGOSTO

25/09/2016 16:00

CANTO CORAL

 

Faltam apenas alguns meses para o evento mais esperando do ano, a cantata de Natal. Já estamos nos preparando para que esse evento aconteça, portanto nesse mês de agosto já começaram os ensaios para essa cantata que acontecerá no final do ano.

Duas vezes por semana durante 45 minutos ensaiamos algumas músicas que servem para serem apresentadas em ocasiões especiais, principalmente quando recebemos visitas no Núcleo e agora especialmente estão sendo ensaiadas as músicas que serão apresentadas no programa musical de natal. Já trabalhamos três músicas: Estou Contigo, Deus no Controle e Ele Não Desiste. Nos próximos meses ensaiaremos o restante do repertorio para a apresentação da cantata em dezembro, que nesse ano traz o tema “Estou Contigo”

 

 

CARTINHAS DA ITÁLIA E BRASIL

 

A ADRA possui um sistema de apadrinhamento na Itália, de onde vem uma verba para a manutenção dos Núcleos da ADRA no Brasil. Nossas crianças têm alguns padrinhos lá e três vezes no ano elas escrevem cartinhas para esses padrinhos contado sobre as atividades desenvolvidas por elas no Núcleo. Nesse mês elas dedicaram um tempo para escrever essas cartinhas.

Demos início também na confecção das cartinhas dos padrinhos do Brasil. São nossos parceiros de Apiaí e região que doam mensalmente para ajudar a manter o Núcleo em funcionamento. A lista de padrinhos do Brasil é bem extensa e provavelmente essa atividade se estenderá até o mês de outubro. Aproveitamos essa atividade para reforçar a escrita, criatividade e dedicação de cada criança.

 

 

CINE PIPOCA

 

O mês de agosto foi bem recheado pelas chuvas e o frio que sempre está presente na região, portanto alguns dias desse mês pudemos usufruir dessa atividade que as crianças gostam muito. O Cine Pipoca.

Devido à dificuldade de se fazer atividades na área externa do Núcleo, escolhemos alguns filmes de comédia e educativos para que elas pudessem aproveitar esse momento comendo uma maravilhosa pipoca.

 

 

ARTESANATO

 

As crianças do período da manhã aprenderam a fazer um aquário de decoração utilizando pratos descartáveis, plásticos, cola branca e papel dobradura.

Elas gostaram bastante, pois cada uma levará o seu para casa e usará como objeto de decoração do quarto.

Com os adolescentes do período da tarde trabalhamos de uma maneira diferentes mostrando a eles como podemos usar a nossa criatividade reutilizando materiais recicláveis.

Os meninos aprenderam a fazer um tratorzinho usando papelão e canudo. Eles desenharam as peças no papelão, recortaram, pintaram e finalmente juntaram as peças formando então um lindo.

As meninas se empenharam muito na produção de uma linda sacola decorada com flores de fuxico. Objeto 100% manual.

Na confecção usamos: algodão cru, linhas coloridas, agulhas, tecidos coloridos e botões.

Essas sacolas foram confeccionadas com muito carinho, com o objetivo de presentear nossos padrinhos da Itália como forma de agradecimento por suas doações.

E assim encerramos as atividades de Artesanato do mês de agosto.

 

 

CANTINHO DA LEITURA

Fizemos uma atividade de leitura com as crianças.

Antes de lermos, começamos com a seguinte pergunta: “O que é felicidade para você? ”

Cada um falou o que lhe trazia felicidade.

Lemos o livro: “Felicidade - Série Sentimentos (Elias Teixeira).

Conta a história de um menino chamado Gustavo que se sentia infeliz por não ter as mesmas coisas que seus colegas tinham. Até o dia em que sua professora contou uma história que o ajudou a compreender o verdadeiro significado de felicidade.

Após a leitura fizemos uma roda de conversa para debatermos sobre o assunto. Na roda fizemos novamente a pergunta: “O que é felicidade para você? ”. Com base nessa pergunta, pedimos a todos que fizessem um desenho usando sua criatividade. 

A diferença foi nítida, a visão delas mudou totalmente após a história.

Foi uma atividade bem legal.

 

 

JUDÔ

Começamos uma parceria com a Associação Projeto Judô Goya de Capão Bonito que iniciou as atividades em julho e prolongou-se ao longo do mês de agosto, onde, toda quarta feira vem dar aulas para os assistidos.

 

A Associação:

TEVE INICIO NO ANO DE 2000 PASSOU POR VÁRIOS NOMES ANTES DE SE CHAMAR ASSOCIAÇÃO PROJETO JUDO GOYA, TIVEMOS VARIAS DIFICULDADES ATE CONSEGUIRMOS CHEGAR AONDE ESTAMOS COMO FALTA DE DINHEIRO APOIO E DESANIMO COM O QUE OCORRIA, MAS DEPOIS DE MUITA LUTA E FORÇA DE VONTADE CONSEGUIMOS REALIZAR O QUE SEMPRE SONHAMOS, COM A UNIÃO DE VÁRIOS AMIGOS CONSEGUIMOS FUNDAR OFICIALMENTE NOSSA ASSOCIAÇÃO DE JUDÔ.

TEMOS POR FINALIDADE TRABALHAR O LADO SOCIAL E GRAÇAS A UMA PARCERIA COMA IGREJA DA COMUNIDADE SÃO JUDAS TADEU, QUE NOS EMPRESTA O SALÃO COMUNITÁRIO CONSEGUIMOS REALIZAR NOSSO OBJETIVO E COM ISSO CONSEGUIMOS TIRAR MAIS DE 100 CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO ÓCIO DANDO OPORTUNIDADE Á ELES DE PRATICAREM UMA MODALIDADE ESPORTIVA QUE LHE OFERECE UMA MANEIRA DE ENSINAR O RESPEITO E DISCIPLINA PARA QUE LEVEM DURANTE SUA VIDA TODA.

HOJE COM MUITA FORÇA DE VONTADE O PROJETO ESTA SENDO AMPLIADO PARA AS CIDADES VIZINHAS DE GUAPIARA E APIAÍ.

COMO COSTUMAMOS FALAR ENTRE NÓS"NAO SOMOS APENAS UMA ACADEMIA E SIM UMA FAMÍLIA QUE COM DEDICAÇÃO E AMIZADE SÓ SE FAZ CRESCER ESSE MULTIPLICAR, SOMOS TODOS AMIGOS SEM RIVALIDADE ONDE UM AJUDA O OUTRO NÃO IMPORTANDO SE É DE GUAPIARA, CAPÃO BONITO OU APIAÍ" E COM ESSE PENSAMENTO ESPERAMOS CRESCER MUITO MAIS. (Fonte: Site da Associação https://projetojudogoya.blogspot.com.br/search/label/HIST%C3%93RIA%20DA%20ASSOCIA%C3%87%C3%83O ).

 

 

O Judô

 

O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.

 O judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais. 

 

Luta e regras

 As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra. 

Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.

Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.

 

Proibições

 No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

 

Graduações (faixas)

 No Brasil, as graduações do judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (espécie de roupão usado pelos judocas). São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta - 1º Dan, preta - 2º Dan, Preta - 3º Dan, preta - 4º Dan, preta - 5º Dan, Vermelha e Branca - 6º Dan, vermelha e Branca - 7º Dan, vermelha e Branca - 8º Dan, vermelha - 9º Dan, Vermelha 10º Dan.

 

 

INFORMÁTICA

Cada turma tem uma aula de informática por semana. Totalizando quatro aulas por mês em cada período. Abaixo segue as atividades desenvolvidas pelo professor Wilian Fernando.

 

·        Treinamento de cursor com editores de imagem (photofiltre)

·        Conhecendo as ferramentas dos Editores  e seus  trabalhos.

·        Criando histórias e digitando no Microsoft Word

·        Jogos em sites: Rachacuca e friv .